Fundamentos Sistêmicos do Direito Internacional Contemporâneo (DIN5902)

Ativação:15/01/2017

Expiração:15/01/2022

A disciplina objetiva analisar, de forma crítica, as condicionantes de formação da norma internacional, o ambiente em que são criadas, e a sua unidade sistêmica, enfrentando debate crescente sobre a fragmentação e o surgimento de “regimes” na estrutura da sociedade internacional contemporânea. Para tanto, serão apresentados para estudo e releitura os elementos que compõem os fundamentos do Direito e do Direito Internacional, induzindo nesse contexto debate sobre os fenômenos contemporâneos de sistematização da sociedade internacional e, por conseguinte do Direito Internacional como sistema normativo dessa mesma sociedade, utilizando como objeto de análise especificamente regras jurídicas constantes em tratados e acordos diplomáticos, bem como produção doutrinária teórica ligada ao tema. A propósito, no marco teórico do Direito Internacional no cenário contemporâneo e globalizado será debatido a partir de uma perspectiva idealista o desenvolvimento de um novo fundamento sistêmico para o direito Internacional voltado essencialmente para o conceito de um universalismo racional e crítico.

ALEXY, Robert. Conceito e validade do Direito, tradução Gercélia Batista de Oliveira Menezes _ São Paulo: Martins fontes, 2009.

AMARAL JÚNIOR, Alberto do. O diálogo das fontes: fragmentação e coerência no direito internacional contemporâneo. Anuário Brasileiro de Direito Internacional _ Brazilian Yearbook of International Law _ Annuaire Brésilien de Droit International. Belo Horizonte. v.2. n.3. p.11-33. 2008

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral do Direito, tradução de Denise Agostinetti _ 3 ediç~]ao – São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BROWNLIE, Ian. Princípios de Direito Internacional, Tradução de Maria Mauela Farrajota, Maria João Santos; Victor Richard Stockinger, Patricia Galvão Teles, Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 1997,

BULL, Hedley. The Anarchical Society: A study of order in world Politics _ New York: Columbia University Press, 1995.

CANÇADO TRINDADE, Antonio Augusto. 2002, Os rumos do Direito Internacional Contemporâneo: De um Jus Inter Gentes a um novo Jus Gentium no século XXI. In CANÇADO TRINDADE, Antonio Augusto. O Direito Internacional em um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

CASELLA, Paulo Borba. Fundamentos do Direito Internacional Pós-moderno _ São Paulo: Quartier Latim, 2009.

DAILLIER, Patrick; PELLET, Alain. Direito internacional público. Tradução de Vítor Marques de Coelho. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.

DICTIONNAIRE de la terminologie du droit international. Paris: Sirey, 1960.

KRASNER, Stephen D. International Regimes – Cambridge: Cornel University Press, 1983.

GUILLEBAUD, Jean-Claude. O Princípio de Humanidade, tradução de Ivo Stoniolo, Aparecida: Idéias & letras, 2008.

HABERMAS, Jurgem. O Futuro da Natureza Humana: a caminho de uma eugenia liberal¿, tradução de Karina Jannini, São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HART, L. A. O Conceito de Direito, tradução de Antonio de oliveira, São Paulo: Martins Fontes, 2009.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo, Martin Claret, 2001.

HOFFE, Otfried. A democracia nos dias de Hoje, tradução Tito Livio Cruz Romão, São Paulo: Martins Fontes, 2005.

JULLIEN François. O diálogo entre as Culturas: do universalismo ao multiculturalismo; tradução de André Telles _ Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

KANT, Immanuel. À paz Perpétua. Tradução Marco Zingano. Porto Alegre: L&PM, 2008.

KOSKENNIEMI, Martti. The gentle Civilizer of Nations: The rise and fall of the International Law – 1870-1960 _ Cambridge: Cambrdige University Press, 2001.

LOSANO, Mario G. Sistema e estrutura no Direito: Das origens à escola histórica, vol. 1, tradução nCarlos Alberto Dastoli – São Paulo: Martins Fontes, 2008.

MCGRADY, Benn. Fragmentation of international law or systemic integration of treaty regimes: EC-Biotech Products and the proper interpretation of article 31(3)(c) of the Vienna Convention on the law of treaties. Journal of World Trade: Law, economics, public policy. Geneva. v.42. n.4. p.589-618. sept. 2008.

NOUR, Soraya. À Paz Perpétua de Kant: FDilosofia do Direito Internaiconal e das relações internacionais _ São Paulo: Martins Fontes, 2004.

POSNER, Eric. A. The Perils of Global Legalism – Chicado: The University of Chicago Press, 2009.

RADBRUCH, Gustav. Filosofia do Direito; Tradução Marlene Holzhausen _ São Paulo: Martins Fontes, 2004.

RAWLS, John. O Direito dos Povos, tradução de Luis Carlos Borges _ São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SANTI-PIERRE, Abade. Projeto para tornar perpétua a paz na Europa. Brasília: UNB, 2002.

SHAW, Malcolm N. International Law, 5 th edn, New York: Cambridge University Press, 2003.

SLAUGHTER, Anne-Marie. A new world order _ New Jersey: Princeton University Press, 2005.

SINGER, Peter. Um só Mundo : A ética da Globalização, tradução de Adail Ubirajara Cabral – São Paulo : Martins Fontes, 2004

WALTZ, Kenneth N. O homem, o estado e a guerra : Uma análise teórica, tradução de Adail Ubirajara Sobra, São Paulo : Martins Fontes, 2004.

Direito Internacional e Direito Comparado