Dia do Refugiado: 70 anos da Convenção de 1951

Dia do Refugiado: 70 anos da Convenção de 1951

09/06/2021

Para discutir os problemas enfrentados no mundo pelos refugiados, o professor André de Carvalho Ramos, Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP, profere palestra no webinar Vozes “Dia do Refugiado: 70 anos da Convenção de 1951”. O evento, organizado pelo Museu da Imigração, ocorre em 18 de maio, a partir das 17h00.

O objetivo é debater a integração e as condições atuais das pessoas refugiadas, considerando as políticas existentes, com base na experiência dos convidados.

A abertura será feita por Alessandra Almeida, Museu da Imigração, Rosana Baeninger (Unicamp) e Catarina von Zuben (Ministério Público do Trabalho). Ramos discute o tema Anas Obaid (Refugiado sírio), Federico Martínez-Monge (Representante Adjunto do Alto Comissariado das Nações Unidas) e Tatiana Squeff (Faculdade de Direito/Universidade Federal de Uberlândia), com mediação de Luís Renato Vedovato (Unicamp). O evento será marcado ainda pelo lançamento dos livros “Migrações Bolivianas” e “Migrações Qualificadas”.

De acordo com os dados da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), conflitos e perseguições obrigaram mais de 80 milhões de pessoas em todo o mundo a fugir de suas casas. A intenção da Acnur, portanto, é estabelecer a inclusão e fomentar a capacidade das pessoas refugiadas em contribuir com as comunidades que as acolhem, bem como alertar a opinião pública sobre a situação do deslocamento forçado no Brasil e no mundo.

 

Assista, discuta, compartilhe

Compartilhe: