FDUSP reúne egressos da Pós-Graduação para discutir os avanços do Direito

14/11/2021

A história profissional e a importância da excelência na formação recebida pelos egressos do Programa de Pós-Graduação (PPGD) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo serão levadas ao conhecimento público durante o “Primeiro seminário com doutores e doutoras egressos da Pós-Graduação em Direito da USP”, que acontece entre os dias 17 a 19 de novembro.

Serão três tardes virtuais em que estarão em evidência as apresentações das teses que foram selecionadas pelos Departamentos da FDUSP para os prêmios USP e Capes entre 2019 e 2020.

Os encontros, mais do que relatar o conhecimento das oportunidades alcançadas pelos franciscanos, serão ideais àqueles que pretendem ingressar no PPGD da principal e mais antiga academia de Direito que completa 50 anos de Pós-Graduação, registrando o pioneirismo na área. O que leva o presidente da Comissão de PPGD, professor Fernando Facury Scaff, a ratificar cada vez mais a responsabilidade da São Francisco com a formação de seus alunos.

“Esse evento demonstra que a FDUSP acompanha a trajetória de seus antigos alunos e está atenta aos impactos de sua atuação na sociedade” diz Facury Scaff.

Para explorar cada trabalho desenvolvido nessa formação, o evento estará dividido em seis eixos. O primeiro será “Hermenêutica, história e teoria do Direito”. Na sequência, virão “Questões processuais contemporâneas”; “Empresa, concorrência e investimentos”; “Estado e ordem econômica”; “Instrumentos jurídicos de ordenação do espaço, do trabalho e da sustentabilidade” e “Temas de políticas públicas e direitos humanos”.

Da programação, a partir das 14h00 de quarta-feira, consta “Normatividade extralegal: novas fontes e aspectos hermenêuticos”, que abre os trabalhos. A seguir, “Michael Sandel e os limites da justiça”; “A moralidade da autonomia: estudo de teoria do Direito Privado”; “Ideologia e Direito Penal”; “A greve como limite do direito e o direito como limite da greve: a historicidade da positivação” e demais.

No segundo dia, as palestras serão inauguradas às 17h00, com “Litigância em mudanças climáticas: uma abordagem jus-sociológica”, seguida por “Continuidade e mudanças no atual modelo de acórdãos do STF: a prática, as razões para sua manutenção e caminhos para aperfeiçoamento” e demais. Na quinta, novamente às 14h00, inauguram os debates “Novas tecnologias e soberania: reflexões sobre a chamada ‘criptomoeda’”.

Todos os encontros estarão regados pelas experiências dos doutores, a demonstrar a sintonia existente com os antigos alunos que, muitos, além de ingressar para os mais diversos campos jurídicos, tornaram-se também professores da FDUSP. Entre os mais recentes, Heidi Florência, que foi orientada por Luciano Anderson de Souza, e está hoje no Departamento de Direito Penal.

Confira a programação completa