Justiça, cidadania e arte

Data de Início: 01/01/2018

Natureza do Projeto: Pesquisa

Situação do Projeto: Em andamento

Há muitas formas de produzir a aproximação na relação entre Direito e arte. Uma delas decorre do potencial contido na relação entre semiótica do Direito e semiótica da arte. Este caminho metodológico pode ser uma fértil empreitada, no sentido do desenvolvimento de uma abordagem que valoriza o fato dos juristas estarem sempre às voltas com ícones, índices e símbolos.
O estudo deste tipo de ambiente de atuação é apenas a ponta do iceberg de uma série de percepções sutis, que nos levam ao curioso, instigante e complexo caminho de compreensão da relação entre Direito e arte. Mas, quando se quer dar conta de percorrer este caminho, pode-se perceber que ele está marcado por enorme complexidade. Daí a importância de trabalhá-lo na perspectiva de quem adota seis teses centrais na relação entre Direito e arte, para operar esta conexão: 1) a tese da intersecção entre Direito e arte; 2) a tese da arte como experiência; 3) a tese do olhar sensível do jurista; 4) a tese da historicidade das representações da ideia de justiça; 5) a tese do caráter ritual das decisões de justiça; 6) a tese da pedagogia da sensibilidade para a promoção da cidadania e da educação em direitos humanos.

Ministrantes

Docente Permanente

Posição: Professor(a) Associado(a)

Filosofia e Teoria Geral do Direito