Self-assessment

Self-assessment 

From the joint work among professors, students and employees, the Postgraduate Program has several elements that characterize the relentless pursuit of academic excellence, among which, those listed below. 

Teaching staff: 

  • Vast teaching staff with expertise in multiple areas of legal knowledge 
  • All the teachers of the Program hold PHD and the overwhelming majority of them are Post Doctors, most of them have also been submitted to a public examination for proof of erudition, titles and evaluation of their teaching production (memorial) in order to obtain the title of Full Professor. 
  • Due to the large number of international agreements, teaching staff mobility is intense. 

 

Academic Production: 

  • Vast academic production, consistent with the existing Research Lines and Projects, reaching innumerable areas of legal research. 
  • Broad internationalization. 

 

Institution and Infrastructure: 

  • Tradition meets Innovation.  
  • Growing number of international agreements, which allows the constant presence of foreign lecturers and researchers in the PPGD (Postgraduate Program in Law), as well as student mobility and the completion of doctorates with double degrees, with dozen of foreign universities. 
  • Unique library in the Country, due to its historical collection and to its permanent update, with national and international, physical and electronic books and periodicals. 
  • Librarians available to assist both the teaching staff and students, from 8 am to 10 pm, Monday to Friday. 
  • The selective process for admission meets the criteria of impersonality and transparency, especially after the establishment of the correction of tests by FUVEST, through an unidentified system for the foreign proficiency tests and the initial phase of the contestThe contact with the tutors for interviews only takes place after this initial eliminatory phase.  

 

Students:  

  • High quality and growing diversity in terms of gender, ethnicity, socioeconomic strata and geographical origin, which contributes to the debate and to the carrying out of research, involving essential themes for the Country’s development. 
  • On the other hand, in order to increase even more the diversity of ethnicity, socioeconomic strata and geographical origin, affirmative actions have been adopted that not only increase the potential for individuals from vulnerable groups to enter the Program, as it is a contribution to their permanence. 

Subjects: 

. Great endogenous and exogenous interdisciplinary subjects in the proposed curricular course 

. A large number of courses with active and frequent participation of foreign professors, several of them taught in English, as a result of international agreements and academic collaboration activities.  

De outro lado, em sintonia com as diretrizes do Projeto Acadêmico articulado pela Faculdade de Direito da USP, o Programa de Pós-Graduação também se orientou à definição de política estratégica, fundada nos seguintes valores: excelência acadêmica; interdisciplinaridade; responsabilidade social; assertividade nacional e internacional; e equidade inclusiva.

A fim de atingir os objetivos construídos a partir dos documentos publicados durante o último quadriênio pela CAPES, as metas do planejamento estratégico do Programa podem ser subdivididas em três áreas: a) impacto e relevância social; b) avaliação; e c) formação e acompanhamento de egressos.

  1. a) Impacto e Relevância Social – metas do PPGD:

– Inserção crescente do PPGD, como protagonista, em Redes de Cooperação Internacional de Universidades;

– Fomento de projetos capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, com abrangência nacional e internacional;

– Ampliação da presença de examinadores estrangeiros e de outras universidades (fora do Estado de São Paulo);

– Criação de estímulos a que os docentes publiquem no exterior e controlem seus indicadores de produção em periódicos qualificados;

– Fomento, inclusive por meio de custeio de tradução, da produção intelectual em língua inglesa, francesa, italiana e alemã, bem como da publicação em periódicos estrangeiros;

– Fomento ao envolvimento crescente dos discentes em atividades junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE);

– Incentivo à apresentação dos resultados das atividades de pesquisa à comunidade acadêmica e à sociedade, por meio de seminários e congressos;

– Aumento do número de grupos de pesquisa, cultura e extensão, envolvendo a interação de discentes do Programa com os de graduação;

– Abertura excepcional de algumas aulas de pós-graduação para a comunidade e para os alunos de graduação;

– Preocupação permanente com ações afirmativas, como se vê na deliberação da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito ao aprovar a Deliberação 02/21 que criou o PAF – Programa de Ações Afirmativas no âmbito da pós-graduação em Direito da USP, com normas específicas para o ingresso e a permanência no curso.

  1. b) Avaliação – metas do PPGD:

– Elaboração de normas de credenciamento/recredenciamento de docentes;

– Controle rígido do credenciamento e recredenciamento de disciplinas, com exigência de ementa também em inglês e de atualização bibliográfica frequente;

– Elaboração de norma para participação de docentes externos ao PPGD em atividades didáticas

  1. c) Formação e Egressos – metas do PPGD:

– Controle de aderência dos projetos de dissertação e de tese com as áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisa;

– Manutenção de critérios rígidos para aceitação de pós-doutorandos, com maior direcionamento para pesquisadores estrangeiros e pesquisadores vinculados a projetos de pesquisa;

– Oferta de disciplinas atualizadas para o corpo discente, calcadas na produção acadêmica docente, aliada à continuidade dos conhecimentos já existentes sobre a matéria ministrada;

– Ampliação da oferta de disciplinas interdepartamentais e interunidades;

– Ampliação de disciplinas em co-regência com professores de universidades estrangeiras bem posicionadas em rankings acadêmicos ou relevantes para a Área do Direito na pós-graduação, inclusive com atração de alunos estrangeiros;

– Inserção das atividades de pós-graduação em sistemas de rede de pesquisa;

– Direcionamento dos trabalhos de conclusão das disciplinas para publicações bem estratificadas;

– Alimentação da biblioteca vinculada ao Programa, por meio da indicação de novos livros e a assinatura de periódicos específicos vinculados às novas disciplinas ministradas;

– Estímulo à pesquisa dos docentes e discentes, além de vinculação dos egressos, por meio de grupos de pesquisa e de extensão atuantes, visando a alimentar a produção acadêmica do grupo e a oferta de novas disciplinas;

– Incentivo das atividades de mobilidade internacional;

– Fortalecimento da política de busca por fomentos internacionais, por meio da participação em editais com tal propósito;

– Preocupação com a infraestrutura, por meio da reforma das salas de aula e de convivência do prédio histórico, dotando-o de instalações modernas (internet com wi-fi, ar-condicionado, recursos multimídia), apesar de sua ancianidade;

– Perene busca de ampliação do quadro docente, incluindo alocação de vagas para a Faculdade de Direito, além de reforço das dotações orçamentárias destinadas às ações próprias da Pós-Graduação;

– Coleta e sistematização dos dados de egressos.