A Dinâmica do Controle Externo e o Processo no Tribunal de Contas da União (DES 5888)

Créditos:8

Ativação:24/09/2019

Curso:Mestrado/Doutorado

Expiração:28/09/2024

Objetivos:
O objetivo da disciplina é aprofundar o tema da dinâmica da jurisdição de contas, tomando por referência um dos principais órgãos do sistema nacional de controle, o Tribunal de Contas da União. O curso passará pelos diferentes processos administrativos do Tribunal, sua moldura constitucional, a interface com os Poderes e as questões atuais mais relevantes no tema do Controle. A disciplina se insere dentro do projeto acadêmico do Controle e dialogará com as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas dentro da linha de pesquisa Direito Administrativo e Sociedade.

Bibliografia:
BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR, 3ª edição, São Paulo, Saraiva, 2012.

BARROS, Flaviane de Magalhães. O PARADIGMA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E AS TEORIAS DO PROCESSO, Revista Eletrônica da Faculdade Mineira de Direito, Belo Horizonte, ano 3, nº 1, julho de 2004.

BRITTO, Carlos Ayres. O REGIME CONSTITUCIONAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS, Revista Diálogo Jurídico, ano 1, nº 9, Salvador, dezembro de 2001.

BUSQUETS, Cristina Del Pilar Pineiro. A CONFIGURAÇÃO JURÍDICA DO TRIBUNAL DE CONTAS: O PROCESSO E O TEMPO, 2010, 280f. Tese (Doutorado em Direito). Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

CASTRO, Carlos Roberto Siqueira. O DEVIDO PROCESSO LEGAL E OS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE, Rio de Janeiro, Forense, 2010.

DIAS, Ronaldo Brêtas de Carvalho. PROCESSO CONSTITUCIONAL E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, Belo Horizonte, Del Rey, 2010.

FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL: JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA, 3ª edição, Belo Horizonte, Fórum, 2012.

GONÇALVES, Aroldo Plínio. TÉCNICA PROCESSUAL E TEORIA DO PROCESSO, 2ª edição, Belo Horizonte, Del Rey, 2012.

GRECO, Leonardo. GARANTIAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO: O PROCESSO JUSTO, Revista Novos Estudos Jurídicos, ano VII, nº 14, abril de 2002, páginas 9 a 68.

MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. OS GRANDES DESAFIOS DO CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, FCGP – Fórum de Contratação e Gestão Pública nº 100, Ano 9, Abril de 2010, páginas 7 a 30.

MARQUES NETO, Floriano de Azevedo; PALMA, Juliana Bonacorsi de. OS SETE IMPASSES DO CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL, In: CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, Marcos Augusto Perez e Rodrigo Pagani de Souza (coordenadores), Editora Fórum, Belo Horizonte, 2017, páginas 21 a 38.

PELEGRINI, Márcia. A COMPETÊNCIA SANCIONATÓRIA DO TRIBUNAL DE CONTAS: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS, Belo Horizonte, Fórum, 2014.

ROCHA, Carmen Lucia Antunes. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO NO DIREITO BRASILEIRO, Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 34, nº 136, outubro a dezembro de 1997.

RODRIGUES, Walton Alencar. O DANO CAUSADO AO ERÁRIO POR PARTICULAR E O INSTITUTO DA TOMADA DE CONTAS ESPECIAL, Revista do Tribunal de Contas da União, Brasília, nº 77, volume 29, julho a setembro de 1998.

ROSILHO, André. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, São Paulo, Quartier Latin, 2019

SALLES, Alexandre Aroeira. AÇÃO DE IMPROBIDADE, CONTROLE EXTERNO E ECONOMICIDADE: AS DIFERENTES CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS ENTRE A ATUAÇÃO ADMINISTRATIVA ILEGAL E A ANTIECONÔMICA (OU IRREGULAR), Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, volume 271, abril de 2016, páginas 223 a 250. ISSN 2238-5177. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/view/60766>

SALLES, Alexandre Aroeira. O PROCESSO NOS TRIBUNAIS DE CONTAS – CONTRADITÓRIO, AMPLA DEFESA E A NECESSÁRIA REFORMA DA LEI ORGÂNICA DO TCU, Belo Horizonte, Fórum, 2018.

ZYMLER, Benjamin. PROCESSO ADMINISTRATIVO NO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, Prêmio Serzedello Corrêa 1996 – Monografias Vencedoras, Brasília, Instituto Sezedello Corrêa, 1997.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. SISTEMA ACUSATÓRIO: CADA PARTE NO LUGAR CONSTITUCIONALMENTE DEMARCADO, Revista de Informação Legislativa, volume 46, nº 183, julho a setembro de 2009, páginas 103 a 115.

DAMASKA, Mirjan R. THE FACES OF JUSTICE AND STATE AUTHORITY: A COMPARATIVE APPROACH TO THE LEGAL PROCESS, New Haven, Yale University Press, Kindle Edition, 1986.

FAZZALARI, Elio. INSTITUZIONI DI DIREITTO PROCESSUALE, 5ª edição, Padova, CEDAM, 1989.

GALLIGAN, D. J. DUE PROCESS AND FAIR PROCEDURES, Oxford, Clarendon Press Oxford, 2004.

RISUEÑO, Francisco Ruiz. EL PROCESSO CONTENCIOSO-ADMINSTRATIVO, 9ª edição, Madrid, Colex, 2012.

SCHÜNEMANN, Bernd. O JUIZ COMO UM TERCEIRO MANIPULADO NO PROCESSO PENAL? UMA CONFIRMAÇÃO EMPÍRICA DOS EFEITOS PERSEVERANÇA E CORRESPONDÊNCIA COMPORTAMENTAL, In: GRECO, Luís [coord]. ESTUDOS DE DIREITO PENAL, DIREITO PROCESSUAL PENAL E FILOSOFIA DO DIREITO, São Paulo, Marcial Pons, 2013.