A internacionalização é uma das diretrizes da Universidade de São Paulo. A USP entende que é de extrema relevância o estabelecimento estratégico de parcerias com entidades de diversos países, para a criação de novos laços de integração e também da manutenção e fortalecimento dos já existentes. A mobilidade de estudantes e professores, bem como a participação em redes e consórcios são a tradução dessa meta. A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) é o órgão responsável pela oficialização dessas parcerias no âmbito geral da universidade e, cada Unidade, por meio de seu escritório internacional, responsável no âmbito local.
Dentre as metas atuais de internacionalização da USP, podem-se destacar: i. O estímulo da presença qualificada internacional nos Programas de Pós-Graduação; ii. A consolidação da comunicação acadêmica em inglês; iii. O aumento de convênios com instituições na Ásia e na África; iv. O mérito associado à condição social na mobilidade estudantil; v. O apoio específico a docentes recém-contratados no estabelecimento de conexões internacionais; e vi. O aperfeiçoamento das iniciativas de recepção aos acadêmicos estrangeiros .
Em conformidade à estratégia de internacionalização da USP, desde 2003 a Faculdade de Direito conta com seu próprio Programa de Internacionalização, amparado por infraestrutura própria, por meio da Comissão de Cooperação Internacional e Nacional (CCInN). Sob essa perspectiva, o Programa de Pós-Graduação desenvolve inúmeras atividades internacionais, com frequência amparadas por convênios firmados com diversas Universidades e Instituições de Pesquisa estrangeiras ao redor do mundo. As atividades institucionais de cooperação internacional resultam na vinda de inúmeros professores estrangeiros à Faculdade de Direito da USP e na participação em diversas atividades no exterior dos membros docentes e discentes do Programa.
Os Convênios internacionais
Além dos mais de 450 convênios gerais de cooperação internacional atualmente vigentes entre a Universidade de São Paulo e diversas Universidades estrangeiras, a Faculdade de Direito possuiu mais de 50 convênios específicos ativos com universidades de 20 países, tendo por objeto atividades de cooperação em pesquisa, em disciplinas de Pós-Graduação e em dupla titulação em Doutorado, bem como o intercâmbio de docentes e discentes (em especial no âmbito do Programa, mas que, em alguns casos abrangem também a Graduação e o Pós-Doutorado).
Da análise de tais convênios específicos, destaca-se a abrangência geográfica, que compreende o continente europeu, as Américas e a Ásia. Nesse sentido, ressalta-se a a especial preocupação atual do Programa em fomentar vínculos com Instituições de ensino africanas, tais como a Universidade Eduardo Mondlane (Maputo – Moçambique), com quem foi celebrado Convênio Internacional de Cooperação em 2019. Referida abrangência possibilita um profícuo intercâmbio acadêmico, em razão do contato com diferentes sistemas jurídicos e suas respectivas doutrinas, potencializando a produção e a disseminação do conhecimento científico, além de uma formação mais profunda no âmbito da Pós-Graduação.
Comissão de Cooperação Internacional e Nacional (CCInN): ccinnfd@usp.br
EUROPA
Albert-Ludwigs-Universität Freiburg
Georg-August-Universität Göttingen
Universität Hamburg
Universität Passau
Ludwig Maximilians-Universität Munchen
Université Catholique de Louvain
Universitat de Girona
Universidad Carlos III de Madrid
Universidad Francisco de Vitória
Universidad de Salamanca
Universitat Pompeu Fabra
Universitat Ramon Llull: ESADE Law Scholl
SCIENCES PO – Instituto de Ciências Políticas de Paris
Université de Bretagne Occidentale
Université de Nantes
Université Jean Moulin Lyon III
Université de Poitiers
University of Westminster
Queen Mary University of London
Università di Bologna
Università Commerciale Luigi Bocconi
Università degli Studi di Camerino
Università di Roma II – Tor Vergata
Università degli Studi di Sassari
Università degli Studi di Roma Tre
Università degli Studi di Macerata
Université du Luxembourg
Universiteit Leiden
Universidade Católica Portuguesa – Escola de Direito do Porto
Universidade de Coimbra
Universidade de Lisboa
Universidade Nova de Lisboa
Universität Zürich
Universität Luzern
Université Lausanne
AMÉRICA
Universidad Nacional de Mar del Plata
Universidad Autonoma “Gabriel Rene Moreno”
Universidad de Chile
Universidad de la Frontera
Universidad de Valparaíso
Universidad de los Andes
Universidad Autónoma Latinoamericana
Yale University
Indiana University
Organização dos Estados Americanos – Secretaria Geral
Potifícia Univesidad Católica del Perú
ÁSIA
Yonsei University
Hitotsubashi University
Meiji University
Osaka University
Ural State Law University
Pimpri Chinchwad Education Trust and Nutan Maharashtra Vidya Prazarak Mandal
AFRICA
Universidade Eduardo Mondlane