A Teoria Pura do Direito e seus Reflexos sobre o Direito Administrativo Brasileiro (DES 5877)

Ativação:19/06/2018

Expiração:19/06/2023

Elementos extraídos fundamentalmente do pensamento de Hans Kelsen, em confluência com o pensamento de autores da Escola de Viena e de autores franceses que se aproximam coerentemente de Kelsen (o que se justifica dada a influência francesa sobre o direito brasileiro), permitirão evidenciar essa contribuição teórica para um necessário reposicionamento da teoria do direito desenvolvida no Brasil, especialmente em termos de direito administrativo. O presente curso aproveitará, no ano de 2018, uma parceria com a equipe de professores e pesquisadores liderada pelo Prof. Matthias Jestaedt, da Universidade de Freiburg, permitindo a nossos alunos a participação em Congresso da Seção Alemã da Associação Internacional de Filosofia do Direito e Filosofia Social

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de direito administrativo. 33ª edição. São Paulo: Malheiros, 2016.

BANDEIRA DE MELLO, Oswaldo Aranha. Princípios Gerais de Direito Administrativo (Introdução), v. I. São Paulo: Malheiros, 2007 (3ª ed., mantendo o texto da 2ª edição, de 1979).

BOBBIO, Norberto. O Positivismo Jurídico. São Paulo: Ícone, 1995 (trad. Márcio Pugliesi, Edson Bini e Carlos E. Rodrigues).

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 30ª edição. São Paulo: Atlas, 2017.

_____. “O direito administrativo brasileiro sob influência dos sistemas de base romanística e da common law”, in Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico – REDAE, n. 8 (nov/dez/jan). Salvador: Instituto de Direito Público da Bahia, 2006/2007.

DUGUIT, Léon. Traité de Droit Constitutionnel, t. 1er. Paris: Ancienne Librairie Fontemoing & Cie., 1927.

EISENMANN, Charles. Cours de Droit Administratif, tt. I e II. 2ª edição. Paris: Librairie Générale de Droit et de Jurisprudence, 1983.

JÈZE, Gaston. Les Principes Généraux du Droit Administratif, t. I. Paris: Dalloz, 2005 (edição facsimilar de Paris, 1925, 3ª edição).

KELSEN, Hans. La Démocratie: sa Nature – sa Valeur. Paris: Dalloz, 2004 (edição facsimilar de Paris: Sirey, 1932; traduzido por Charles Eisenmann).

_____. Théorie Générale des Normes. Paris: Presses Universitaires de France, 1996 (trad. Olivier Beaud e Fabrice Malkani).

_____. Teoria Pura do Direito, vols. I e II. Coimbra: Arménio Amado, 1962 (trad. João Baptista Machado).

_____. General Theory of Law and State. New York: Russell & Russell, 1961 (trad. Anders Wedberg).

_____. “La Théorie Juridique de la Convention”. Archives de Philosophie du Droit et de Sociologie Juridique, n. 1-4 (10e année). Paris: Recueil Sirey, 1940.

LOSANO, Mario Giuseppe. Forma e realtà in Kelsen. Milano: Comunità, 1981. (Edição em espanhol: Teoría pura del derecho. Evolución y puntos cruciales, Bogotá: Temis, 1992.)

MEDAUAR, Odete. Direito administrativo moderno. 21ª edição. Belo Horizonte: Fórum, 2018.

_____. O direito administrativo em evolução. 3ª edição. São Paulo: Gazeta Jurídica, 2016.

MERKL, Adolf. Teoría General del Derecho Administrativo. Madrid: Editorial Revista de Derecho Privado, 1935 (sem indicação de tradução).

TROPER, Michel. Pour une Théorie Juridique de l’État. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.

(IVR) e em aulas especialmente organizadas para o grupo da USP.