Novos Rumos do Mercado de Capitais (DCO5950)

Ativação:07/01/2019

Expiração:07/01/2024

Discutir questões atuais relativas ao funcionamento do mercado de valores mobiliários tendo em vista que a legislação de 1976, nada obstante alterações posteriores, ainda carece de visão que enfrente a dinâmica do mercado e a inventividade dos agentes que nele atuam.

BERLE, Adolf A. e MEANS, Gardiner C. – A Moderna Sociedade Anônima e a Propriedade Privada, Ed. Victor Civita, São Paulo, 1984.
EIZIRIK, Nelson e outros – “Mercado de Capitais – Regime Jurídico” – RENOVAR – RJ – 2008.
LOUSS, Louis – “Securities Regulation” – Little Brown – Boston 1961.
MOTTA, Rita de Cássia Teixeira – “O Conceito de Valor Mobiliário no Direito Brasileiro”, Dissertação de Mestrado apresentada na Faculdade de Direito da USP, São Paulo, 2002.
SZTAJN, Rachel, Regulação e o Mercado de Capitais, in RDM 135
ROE, Mark J., Strong Managers, Weak Owners: the political roots of American corporate
finance, Princeton, Princeton University Press, 1996.
VERGUEIRO, Carlos Eduardo, As Bolsas de Valores como um Fenômeno Comercial,
in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo 98 (2003).
FAMA, Eugene F., Efficient Capital Markets: A Review of Theory and Empirical Work, in
The Journal of Finance, vol. 25, nº. 2, (Maio, 1970).
_______________ Efficient Capital Markets: II, in The Journal of Finance, vol. XLVI, nº.
5 (Dezembro, 1991).
_______________ Efficient Capital Markets: Reply, in The Journal of Finance, vol. 31, nº.
1 (Março 1976).
GILSON, Ronald e KRAAKMAN, Reinier, The Mechanisms of Market Efficiency, in
Virginia Law Review, 70, (1984).
_______________ The Mechanisms of Market Efficiency Twenty Years Later: The
Hindsight Bias (há algumas publicações deste artigo, todas com bom texto).
THALER, Richard H., Misbehaving: The Making of Behavioral Economics, Nova Iorque, W.
W. Norton & Company – Edição do Kindle, s/d.
DIAS, Luciana Pires, Transparência como Estratégia Regulatória no Mercado de Valores
Mobiliários – Um estudo empírico das transações com partes relacionadas, Tese (Doutorado)
– Faculdade de Direito da U.S.P., São Paulo, 2014.
MOTTA, Fernando de Andrade, O Dever de Divulgar Fato Relevante na Companhia Aberta,
São Paulo, Almedina, 2015.
PITTA, André Gruspun, O Regime de Informação das Companhias Abertas, São Paulo,
Quartier Latin, 2013.
CALABRÓ, Luiz Felipe Amaral, Regulação e Autorregulação do Mercado de Bolsa: Teoria
Palco-Plateia, São Paulo, Almeida, 2011.
COFFEE Jr., John C., Entrepreneurial Litigation – Its Rise, Fall and Decline, Cambridge,
Harvard University Press, 2015.
LEÃES, Luiz Gastão Paes de Barros, Mercado de Capitais & “Insider Trading”, São
Paulo, Revista dos Tribunais, 1978, pp. 13-194.
VERGUEIRO, Carlos Eduardo, O Poder da Informação e o Dano Informacional nas
Companhias Abertas, Tese (Doutorado) – Faculdade de Direito da U.S.P., São Paulo, 2014.
CAVALI, Marcelo Costenari, Manipulação do Mercado de Capitais, São Paulo, Quartier
Latin, 2018.
COFFEE Jr., John C., Gatekeepers: The Role of the Professions and Corporate Governance,
Oxford, Oxford University Press, 2006.
HAENSEL, Taimi, A Figura dos Gatekeepers, São Paulo, Almedina, 2015.