Temas e Leituras Contemporâneas em Teoria do Direito (DFD5905 )

Ativação:09/03/2016

Expiração:09/03/2021

O objetivo desta disciplina é oferecer uma leitura critica e conceitualmente rigorosa de obras e debates contemporâneos em filosofia e teoria do direito. O curso consistirá numa leitura sistemática e aprofundada de textos referenciais para o debate contemporâneo, visando três objetivos fundamentais: 1 – Objetivo Metodológico: apresentar uma leitura rigorosa e interna de alguns dos debates teóricos contemporâneos, a partir das premissas conceituais dos autores estudados; 2 – Objetivo de conteúdo: Apresentar algumas das principais agendas do debate teórico contemporâneo a partir de uma obra ou sistema de ideias que servirá de guia para este estudo. 3 – Oferecer uma análise comparada de autores e sistema de ideias em confronto sobre um dos temas escolhidos como fio condutor para o semestre.

ALEXY, Robert. Theory of legal argumentation, The theory of rational discourse as theory of legal concept. OXFORD UK (tradução brasileira: Teoria da Argumentaçao Jurídica – Teoria Do Discurso Racional Como Teoria do
Conceito, LANDY,2008.
ATIENZA, Manuel. As razões do direito: teorias da argumentação jurídica. São Paulo: Landy, 2000.
DWORKIN, Ronald. Taking rights seriously. Cambridge (MA): Harvard, 1977. (existe tradução para o Português, Martins Fontes, 2006)
DWORKIN, Ronald. Justice for hedgehogs, HUP, 2011.
FlNNlS, John. Lei Natural e Direitos Naturais, Trad. Leila Mendes. Editora Unisinos, 2007.
FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia Filosófica. 2a ed., Säo Paulo: Martins Fontes, 2002.
GÜNTHER, Klaus. The sense of appropriateness. Albany: SUNY Press, 1993.
HABERMAS, Jurgen. Between facts and norms. Contributions to a discourse theory of law and democracy. MIT PRESS, 2005.
HART, H. L. A. Essays in jurisprudence and philosophy. Oxford [Oxfordshire]: Clarendon Press, Oxford University Press, 1983 (trad. Elsevier,2010).
HART, H. L. A. The concept of law.2nd ed. Oxford: Oxford Univ. Press, 1997. (existe tradução para o português da Editora Calouste Gulbenkian)
KYMLICKA, Will. Filosofia política contemporânea, São Paulo: Editora Martins Fontes, 2006.
ACCORMICK, Neil. Rhetoric and the rule of law: A theory of legal reasoning (law, state, and practical reason). Oxford University Press, USA, 2005.
MICHELON JUNIOR, Cláudio Fortunato. Aceitação e objetividade: uma comparação entre as teses de Hart e do positivismo precedente sobre a linguagem e o conhecimento do direito, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. PATTERSON, Dennis. Law and truth. Oxford University Press, 1996.
POSNER, Richard, Problemas de filosofia do direito. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2007.
RAWLS, John. Direito dos povos. Martins Fontes, 2001.
RAWLS, John. Liberalismo político. Martins Fontes, 2005.
RAZ, Joseph. Practical reason and norms. Oxford University, 1990.
RAZ, Joseph. The morality of freedom, Oxford: Clarendon, 1986.
RAZ, Joseph,.Practical reason and norms. Oxford University, 1990.
ROSS, Alf. Direito e justiça. São Paulo: Edipro, 2003.
FLEURBAEY, Marc e SALLES, Maurice e WEYMARK John. Justice, Political Liberalism and Utilitarianism – Themes from Rawls and Harsanyi (Cambridge: Cambridge University Press, 2008).
KYMLICKA, Will. Contemporary Political Philosophy. Oxford: Oxford University Press,2002. Ha uma tradução brasileira publicada pela Martins Fontes deste livro.
MACEDO JUNIOR, Ronaldo Porto. Como dar seminários sobre textos conceitualmente complexos. ln: FEFERBAUM Marina; GHIRARDI, José Garcez (Orgs.). Ensino do direito para um mundo em transformação. São Paulo: Fundação
Getulio Vargas, 2012, pp. 95-146. Diponível em <http://direitogv.fgv.br/sites/direitogv.fgv.br/files/arquivos/anexos/ensino_do_direito_para_um_mundo_em_transformacao.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2013.
POSTEMA, Gerald. Legal philosophy in the twentieth century: the common law world. A treatise of legal philosophy and general jurisprudence, v. 11. New York: Springer, 2011.
SANDEL, Michael J. Liberalism and the Limits of Justice. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Filosofia e Teoria Geral do Direito