Direito Civil e a Nova Agenda Urbana (DCV5959)

Créditos:8

Ativação:21/01/2021

Curso:Mestrado/Doutorado

Expiração:21/01/2026

Objetivos:
Os objetivos do curso consistem na reflexão acerca de temas relacionados à cidade na perspectiva da pessoa humana e das pessoas jurídicas de direito privado. O tema do direito à cidade é discutido no âmbito do direito público, como também em outras áreas do conhecimento, como a geografia, a sociologia e o urbanismo. Dessa forma, pretende-se, com essa disciplina, estudar como a pessoa interfere na vida na cidade e de que forma o indivíduo pode participar desse processo. Nesse sentido, do ponto de vista jurídico, importa o estudo do tema por meio de institutos do direito civil brasileiro.

Bibliografia:
Smart cities

HARVEY, David. Cidades rebeldes. São Paulo: Martins fontes, 2014.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2016.

LEMOS, Patrícia Faga Iglecias. Resíduos sólidos e responsabilidade civil pós-consumo : Lei da política nacional de resíduos sólidos (Lei 12,305/2010), Decreto regulamentador (Dec. 7,404/2010), Responsabilidade compartilhada, logística reversa. 3. ed., rev. e atual. São Paulo, Thomson Reuters Revista dos Tribunais, 2014

MALUF, Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus. Limitações urbanas ao direito de propriedade. São Paulo: Atlas,

MALUF, Carlos Alberto Dabus. Limitações ao direito de propriedade. De acordo com o Código Civil e o Estatuto da Cidade. 3. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

MARCHI, Eduardo Cesar Silveira Vita. Direito de laje. Da admissão ampla da propriedade superficiária no Brasil. São Paulo: YK, 2019.

MARCHI, Eduardo César Silveira Vita; KÜMPEL, Vitor Frederico; BORGARELLI, Bruno de Ávila; PAIVA, João Pedro Lamana. Regularização fundiária urbana : estudos sobre a Lei nº 13.465/2017. São Paulo, YK Editora, 2019.

NAÇÕES UNIDAS. Nova Agenda Urbana. Quito, Equador, 20 de outubro de 2016.

NAÇÕES UNIDAS. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

ROLNIK, Raquel. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. São Paulo: Boitempo, 2015.

SILVA, José Afonso da. Direito urbanístico brasileiro. 7. ed., rev. a atual. 2. tir. São Paulo, Malheiros, 2015.

TOMASEVICIUS FILHO, Eduardo. A proteção do patrimônio cultural brasileiro pelo direito civil. São Paulo: Almedina, 2020.