Direito Financeiro e Meio Ambiente (DEF 5895)

Ativação:22/01/2021

Expiração:22/01/2026

Promover um estudo abrangente e detalhado das questões relacionadas ao meio ambiente sob os diversos aspectos que envolvem o Direito Financeiro, como o federalismo fiscal em matéria ambiental, a organização das finanças públicas governamentais em matéria de meio ambiente, incluindo os órgãos que cuidam do tema e a forma de financiamento das políticas públicas voltadas ao meio ambiente, bem como os instrumentos financeiros utilizados para financiá-las.

ABREU, K. D.; BURGOS, F; Crisostomo, A.C.; AZEVEDO, A. Amazônia em pauta – no 5: financiamentos não reembolsáveis para a gestão ambiental municipal e seus desafios. Brasília: IPAM, 2015.
AMARAL JÚNIOR, José Levi Mello do (Coord.). Estado de Direito e ativismo judicial. São Paulo: Quartier Latin, 2010.
BARDE, Jean-Philippe. Economic instruments in environmental policy: lessons from OECD experience and their relevance to developing economies. Paris: OECD, 1994.
BOECHAT, Stephan Righi. Orçamento por Resultados e Direito Financeiro. Série Direito Financeiro (Coord. J Mauricio Conti). São Paulo: Blucher Open Access, 2018.
BOUVIER, Michel; ESCLASSAN, Marie-Christine; LASSALE, Jean-Pierre. Finances Publiques. 12ª édition. Paris: L.G.D.J., 2013.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. Cadernos de formação volume 5: recursos para a gestão ambiental municipal. Brasília: Ministério do Meio Ambiente – MMA, 2006.
BRASIL. Secretaria de Orçamento Federal. Ministério do Planejamento. Manual Técnico de Orçamento – MTO 2018. Brasília, 2017.
BRITO, B; Santos, P; THUALUTL, A. Governança de fundos ambientais e florestais na Amazônia Legal. Belém: Imazon, 2014.
BUCCI, Maria Paula Dallari. (org.). Políticas públicas. Reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2007.
CAMHI, A.; PAGIOLA, S. Payment for Environmental Services mechanisms in Latin America and the Caribbean: A compendium. Washington: World Bank, 2009.
CARVALHO, André Castro. Vinculação de receitas públicas. São Paulo: Quartier Latin, 2010.
CATARINO, João Ricardo. Princípios de Finanças Públicas. Coimbra: Almedina, 2011.
CONTI, José Mauricio. Planejamento orçamentário da administração pública. Tese de titularidade – Faculdade de Direito da USP. São Paulo: edição do autor, 2017.
CONTI, José Mauricio. Federalismo fiscal e fundos de participação. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2001.
CONTI, José Mauricio. Levando o direito financeiro a sério. 3ª edição. São Paulo: Blucher-Conjur, 2019.
CONTI, José Mauricio (coord.). Orçamentos públicos. A Lei 4320/1964 comentada. 4ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.
CONTI, José Mauricio; SCAFF, Fernando Facury (coords.). Orçamentos públicos e Direito Financeiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
CONTI, José Mauricio (coord.). Poder Judiciário: orçamento, gestão e políticas públicas. Vol. I. São Paulo: Almedina, 2017.
CONTI, José Mauricio (coord.). Poder Judiciário: políticas públicas. Vol. II. São Paulo: Almedina, 2019.
CORTI, Horacio G. Derecho Constitucional Presupuestario. Buenos Aires: LexisNexis, 2007.
LEME, Taciana Neto; SOTERO, João Paulo. Fontes de Recursos Financeiros Para a Gestão Ambiental Pública: Cenários e Estratégias de Captação para o Funcionamento de Fundos Socioambientais. Reflexões sobre o sistema de financiamento ambiental no Brasil. Brasil: Série Financiamento e Fomento Ambiental no Brasil, 2008. Volume 2.
LEME, Taciana Neto. Fontes de Recursos Financeiros Para a Gestão Ambiental Pública: Cenários e Estratégias de Captação para o Funcionamento de Fundos Socioambientais. O que um fundo precisa para funcionar: Recursos Financeiros. Brasil: Série Financiamento e Fomento Ambiental no Brasil, 2008. Volume 2.
LEMOS, Patrícia Faga Iglecias. Resíduos sólidos e responsabilidade civil pós-consumo. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
LEMOS, Patrícia Faga Iglecias. Direito Ambiental: responsabilidade civil e proteção ao meio ambiente. 3a. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
LITTLE, Paul E. Políticas ambientais no Brasil. Análises, instrumentos e experiências. São Paulo: Peirópolis, 2003.
NUSDEO, Ana Maria. Direito Ambiental e Economia. Curitiba: Juruá, 2018.
NUSDEO, Ana Maria. Pagamento por serviços ambientais. Sustentabilidade e disciplina jurídica. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
PREMCHAND, A. Government budgeting and expenditure controls. Theory and practice. Washington: International Monetary Fund, 1994.
RIVA, A. L M; FONSECA, L. F. L; HASENCLEVER, L. Instrumentos econômicos e financeiros para a conservação ambiental no Brasil. Uma análise do estado da arte no Brasil e no Mato Grosso. São Paulo: ISA, 2007.
SAMPAIO, M. S. B. A contribuição dos fundos públicos para o financiamento ambiental: o caso FNMA. Brasília, 2006.
TATAGIBA, Fernando C. P.; LEME, Taciana Neto. O fortalecimento de fundos socioambientais: experiências e perspectivas. Brasília: MMA/Fundo Nacional do Meio Ambiente, 2007.
TORRES, Ricardo E. O financiamento do meio ambiente no Brasil. Uma análise crítica do sistema de custeio em prol da efetivação desse direito difuso. Dissertação de mestrado. Faculdade de Direito da USP. São Paulo: edição do autor, 2013.
TORRES, Ricardo Lobo. Tratado de Direito Constitucional Financeiro e Tributário. Volume V. O orçamento na Constituição. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
United Nations Environment Programme. Environmental Rule of Law: First Global Report. Nairobi: United Nations Environment Programme, 2019. Disponível em: <https://wedocs.unep.org/bitstream/handle/20.500.11822/27279/Environmental_ rule_of_law.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.
Associação Brasileira de Orçamento Público: www.abop.org.br
Association pour la Foundation Internationale de Finances Publiques (Fondafip): www.fondafip.org
Banco Central do Brasil: www.bcb.gov.br
Banco Mundial: www.worldbank.org