Gestão Pública e Responsabilidade dos Administradores (DEF 5898)

Ativação:30/06/2020

Expiração:30/06/2025

Promover um estudo abrangente e detalhado das questões relacionadas à responsabilidade dos administradores públicos, nas suas diversas modalidades: responsabilidade financeira, fiscal, penal, administrativa, política e civil; dos órgãos que atuam no âmbito da responsabilização dos administradores públicos, suas formas de atuação e limites, bem como os mais modernos instrumentos de solução dos litígios.

LIVROS
ATCHABAHIAN, Adolfo. Régimen jurídico de la gestión y del control en la hacienda pública. 2ª ed. Buenos Aires: Depalma, 1999.
AVALLONE, P.; TARULLO, S. Il giudizio di responsabilità aamministrativo-contabile innanzi alla Corte dei Conti. Padova: Ceda, 2002.
BLIACHERIENE, Ana C; BRAGA, Marcus V. A.; RIBEIRO, Renato B. Controladoria no setor público. Belo Horizonte: Forum, 2016.
CARVALHO, André Castro. Direito da infraestrutura: perspectiva pública. São Paulo: Quartier Latin, 2014.
CARVALHO, André C et. al. Manual de compliance. São Paulo: GEN-Forense, 2018.
CONTI, José Mauricio. Levando o direito financeiro a sério. 3ª edição. São Paulo: Blucher-Conjur, 2019.
CONTI, José Mauricio (coord.). Orçamentos públicos. A Lei 4320/1964 comentada. 4ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.
CONTI, José Mauricio; SCAFF, Fernando Facury (coords.). Orçamentos públicos e Direito Financeiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
CONTI, José Mauricio (coord.). Poder Judiciário: orçamento, gestão e políticas públicas. Vol. I. São Paulo: Almedina, 2017.
CORTI, Horacio G. Derecho Constitucional Presupuestario. Buenos Aires: LexisNexis, 2007.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella; MARRARA, Thiago (org.). Lei anticorrupção comentada, 3ª ed. Belo Horizonte: Fórum, 2020.
FERNANDES, J. U. F. J. Tribunais de contas no Brasil: jurisdição e competência. Belo Horizonte: Forum, 2003.
GARCIA, M. N. Responsabilidade do agente público. 2ª ed. Belo Horizonte: Forum, 2007.
GOMES, Emerson C. S. Responsabilidade financeira. Porto Alegre: Núria Fabris, 2012.
MALJAR, D. E. El derecho administrativo sancionador. Buenos Aires: Ad-hoc, 2004.
MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Bens públicos. Belo Horizonte: Fórum, 2009.
MARRARA, Thiago. Acordos de leniência no processo administrativo brasileiro: modalidades, regime jurídico e problemas emergentes. RDDA, v. 2, n. 2, 2015.
MARRARA, Thiago. Sistema brasileiro de defesa da concorrência. São Paulo: Atlas, 2015.
MILESKI, Hélio S. O controle da gestão pública. Belo Horizonte: Forum, 2018.
MOUTINHO, Donato V. Contas dos presidentes da República, governadores de estado e do DF e prefeitos municipais: apreciação pelos tribunais de contas do Brasil. Tese de Doutorado. Faculdade de Direito da USP. São Paulo: Edição do autor, 2020.
OLIVEIRA, Weder de. Curso de Responsabilidade Fiscal. Belo Horizonte: Forum, 2013.
OLIVEIRA, Gustavo Justino et al. Curso prático de arbitragem e administração pública. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.
OLIVEIRA, Gustavo Justino (Coord.). Acordos administrativos no Brasil. São Paulo: Almedina, 2020.
OSÓRIO, F. M. Direito administrativo sancionador. 2ª ed. São Paulo: RT, 2005
PASCUAL GARCÍA, José. Régimen jurídico del gasto público. 4ª ed. Madrid: Boletín Oficial del Estado, 2005.
PEREZ, Marcos A.: SOUZA, Rodrigo P. (coords.). Controle da Administração pública. Belo Horizonte: Forum, 2017.
ROSILHO, André. Tribunal de Contas da União. São Paulo: Quartier Latin, 2019.
INTERNET
Banco Central do Brasil: www.bcb.gov.br