História do Direito de Família no Brasil (DCV5933)

Ativação:01/11/2016

Expiração:01/11/2021

A disciplina em questão, que se insere na linha de pesquisa “Historiografia Jurídica Brasileira” do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, tem por objetivo primordial a investigação do pensamento dos juristas brasileiros oitocentistas sobre o direito de família, buscando a identificação das fontes de pesquisa e ideologias deles, correlacionando suas idéias com a legislação promulgada naquela época, o que implica a análise dos textos legais relacionados à matéria promulgados no Brasil durante os Séculos XIX e XX. A disciplina também procura apresentar ao aluno o trabalho dos principais juristas brasileiros daquele período. Isto porque a formação do pós-graduando em direito civil requer o conhecimento das fontes histórico-jurídicas desta área de concentração. Nesse sentido, a proposta da disciplina também está em consonância com o grupo de pesquisa “Direito das Fontes”, ligado à cadeira de História do Direito, que se volta à análise de fontes para a propositura de releituras da historiografia jurídica brasileira, com a esperança de subsidiar contribuições do entendimento da atual conformação do direito civil.

AZEVEDO, Luiz Carlos de. Introdução à História do Direito. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
______. A condição jurídica da mulher no direito luso-brasileiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001
BITTENCOURT, Edgard de Moura. O concubinato no direito. São Paulo : Ed. Jurídica e Universitária, 1969
BUENO, José Antonio Pimenta. Direito Público Brasileiro e Analise da Constituição do Império. Rio De Janeiro : Imprensa Nacional, 1958.
CAETANO, Marcello. História do Direito Português. Lisboa e São Paulo: Editorial Verbo, 2000.
CAHALI, Yussef Said. O casamento putativo. São Paulo: Lex, 1972
______. Divórcio e Separação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1978
CHINELLATO, Silmara Juny de Abreu. Do nome da mulher casada: direito de família e direitos da personalidade. Rio de Janeiro: Forense, 2001
CÓDIGO PHILIPPINO OU ORDENAÇÕES E LEIS DO REINO DE PORTUGAL Recopiladas por Mandado d’El Rey D. Phillipe I. 4 v. [Ed. Fac-Similar da 14ª ed. De 1870, com introdução e comentários de Cândido Mendes de Almeida]. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2004.
COSTA, Mario Julio de Almeida. Historia do Direito Português. 3ª ed. Coimbra: Almedina, 2008.
DIAS, Adahyl Lourenço. A concubina e o direito brasileiro. São Paulo : Freitas Bastos, 1961
ESPÍNOLA, Eduardo. A família no direito civil brasileiro. Rio de Janeiro : Gazeta Judiciária Editôra, 1954
FERREIRA, Waldemar Martins. História do Direito Brasileiro. 4v. São Paulo: Max Limonad, 1955
______. O casamento religioso de efeitos civis. S. Paulo : Typ. Sigueiras Salles Oliveira, 1935
FREITAS, Augusto Teixeira de. Consolidação das Leis Civis. 2 v. [Edição Fac-Similiar da 3ª edição de 1876]. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2003.
HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LOPES, José Reinaldo de Lima. Direito na História. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.
_____; QUEIROZ, Rafael Mafei Rabelo; ACCA, Thiago dos Santos. Curso de História do Direito. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2009.
LOUREIRO, Lourenço Trigo de. Instituições de Direito Civil Brasileiro. 2 v. [Edição Fac-Similar da publicada em 1872]. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial: Superior Tribunal de Justiça, 2004 (Coleção História do Direito Brasileiro).
MADEIRA, Hélcio Maciel França. “A latinidade e o humanismo de Lafayette Rodrigues Pereira”. Revista dos Tribunais. São Paulo. v.97. n.873. p.11-30. jul. 2008.
MARTINS JUNIOR, Isidoro. Historia do Direito Nacional. Brasília, DF : Ministério da Justiça, Departamento de Impr. Nacional, 1979.
MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil – Direito de Família. São Paulo: Saraiva.
PEREIRA, Lafayette Rodrigues. Direitos de Família. Prefácio de Sálvio de Figueiredo. Ed. Fac-similar. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2004
PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Fontes e evolução do direito civil brasileiro. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello, 1928
POUSADA, Estevan Lo Re. Preservação da tradição jurídica luso-brasileira: Teixeira de Freitas e a introdução à Consolidação das Leis Civis. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Direito da USP. São Paulo. 2006.
POVEDA VELASCO, Ignacio Maria. “Clovis Bevilaqua e a condição jurídica do escravo: influencia das idéias romanísticas”. Revista de Direito Civil, Imobiliário, Agrário e Empresarial. São Paulo. v.15. n.56. p.112-7. abr./jun. 1991.
POVEDA VELASCO, Ignácio Maria. “Ordenações do Reino de Portugal”. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo. v.89. p.11-67. jan./dez. 1994.
SILVA, Nuno J. Espinosa Gomes da. História do Direito Português. Fontes do Direito. 4ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
TRÍPOLI, César. Historia do direito brasileiro (ensaio). São Paulo: E. g. da “Revista dos tribunaes”, 1936.
TOMASEVICIUS FILHO, Eduardo. “Breves notas às Cartas de José de Anchieta”. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo. v.99. p.557-69. 2004
VALLADÃO, Haroldo. História do direito, especialmente do direito brasileiro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1974.
VIDE, Sebastião Monteiro da. Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia, feitas e ordenadas pelo ilustríssimo e reverendíssimo D. Sebastião Monteiro da Vide. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2007.
VILLELA, João Baptista. “Trezentos anos das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia: 1707-2007”. Separata de Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor Martim de Albuquerque. Edição da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Lisboa: Coimbra Editora, 2010.
WOLKMER, Antonio Carlos. História do Direito no Brasil. 5a ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.