O Sistema Internacional de Proteção aos Direitos Humanos – Impacto e Efetividade (DIN5927)

Ativação:08/06/2016

Expiração:08/06/2021

A bibliografia e leituras secundárias (artigos) prioriza o estudo científico da proteção aos direitos humanos. Nesse sentido, a disciplina aborda vários instrumentais metodológicos com vistas a avaliar proposições e conjecturas acerca da influência dos fatores acima mencionados sobre o nível de proteção aos direitos humanos. Ao longo do curso, os alunos encontrarão estudos qualitativos e quantitativos, representando o estado da arte da pesquisa sobre direitos humanos no âmbito do direito internacional público, da ciência política e do estudo de relações internacionais. Neste processo, os alunos entrarão em contato com os bancos de dados que disponibilizam medidas do nível de proteção aos direitos à integridade física, suas limitações e possibilidades. Simultaneamente, os alunos se apropriarão das melhores técnicas estatísticas para trabalhar com dados desta natureza.
Ao final do curso, os alunos estarão habilitados para apresentar, discutir, e problematizar a visão expressa na literatura sobre a relação das questões acima propostas e o nível de proteção aos direitos à integridade física. Os alunos terão conhecimento dos dados disponíveis para a mensuração do nível efetivo de proteção, assim como dos modelos estatísticos mais adequados para analisar esses dados. O curso busca ainda fomentar nos alunos o interesse pela relação entre a produção da academia e a formulação de políticas na área de proteção aos direitos humanos. Muitas das conclusões apresentadas na literatura têm implicações concretas para a agenda de instituições governamentais e não governamentais que atuam na área de direitos humanos.

Cançado Trindade, Antônio A. 2006. A Humanização do Direito Internacional. Ed. Del Rey.
Cançado Trindade, Antônio A. 2003. Tratado de Direito Internacional dos Direitos Humanos. Porto Alegre, Ed. Fabris.

Do Amaral Junior. Alberto e Liliana L. Jubilut, Org. 2009. O STF e o Direito Internacional dos Direitos Humanos. São Paulo: Quartier Latin.
Dunoff, Jeffrey L. and Mark A. Pollack, Eds. 2013. Interdisciplinary Perspectives on International Law and International Relations. The State of the Art. Cambridge, M.A.: Cambridge University Press.

Goldsmith, Jack and Eric Posner. 2005. The Limits of International Law. New York, NY: Oxford University Press.

Hafner-Burton, Emilie. 2013. Making Human Rights a Reality. Princeton, N.J. : Princeton University Press.

Hafner-Burton, Emilie. 2009. Forced to Be Good: Why Trade Agreements Boost Human Rights. Ithaca, N.Y: Cornell University Press.
Hillebrecht, Courtney. 2014. Domestic Politics and International Human Rights Tribunals. Cambridge, UK: Cambridge University Press,.
Joseph, Sarah L. Castan, M. 2013. The International Covenant on Civil and Political Rights. Oxford, U.K.: Oxford University Press.

Landman, Todd. 2005. Protecting Human Rights: A Comparative Study, Advancing Human Rights. Washington, D.C.: Georgetown University Press.
Moyn, Samuel. 2012. The Last Utopia – Human Rights in History. Cambridge, M.A.: Harvard University Press.
O’Keefe, Roger. 2015. International Criminal Law. Oxford, UK: Oxford University Press.
Piovesan, Flavia e M.G. Fachin. 2015. Direitos Humanos na Ordem Contemporânea: Proteção Nacional, Regional e Global. Curitiba, Ed. Juruá.
Simmons, Beth A. 2009. Mobilizing for Human Rights: International Law in Domestic Politics. Cambridge, UK: Cambridge University Press.