Perspectivas do Direito Societário e Retomada da Economia (DCO5963)

Ativação:14/07/2020

Expiração:14/07/2025

Estudar alguns dos institutos mais importantes e atuais do direito societário, na perspectiva da atual pandemia da COVID-19, quanto aos efeitos jurídicos que dela decorreram nesse campo, não perdendo de vista a necessidade de mudanças que já se apresentavam anteriormente, pelo método da verificação dos problemas até então presentes e buscando caminhos de solução para o futuro.

BERLE, Adolf A. e MEANS, Gardiner C. – A Moderna Sociedade Anônima e a Propriedade Privada, Ed. Victor Civita, São Paulo, 1984.
CAVALI, Marcelo Costenari, Manipulação do Mercado de Capitais, São Paulo, Quartier Latin, 2018.
DIAS, Luciana Pires, Transparência como Estratégia Regulatória no Mercado de Valores Mobiliários – Um estudo empírico das transações com partes relacionadas, Tese (Doutorado)
CALABRÓ, Luiz Felipe Amaral, Regulação e Autorregulação do Mercado de Bolsa: Teoria Palco-Plateia, São Paulo, Almeida, 2011.
COFFEE Jr., John C., Entrepreneurial Litigation – Its Rise, Fall and Decline, Cambridge,
COFFEE Jr., John C., Gatekeepers: The Role of the Professions and Corporate Governance, Oxford, Oxford University Press, 2006.
EIZIRIK, Nelson e outros – “Mercado de Capitais – Regime Jurídico” – RENOVAR – RJ – 2008.
FAMA, Eugene F., Efficient Capital Markets: A Review of Theory and Empirical Work, in The Journal of Finance, vol. 25, nº. 2, (Maio, 1970).
_______________ Efficient Capital Markets: II, in The Journal of Finance, vol. XLVI, nº. 5 (Dezembro, 1991).
_______________ Efficient Capital Markets: Reply, in The Journal of Finance, vol. 31, nº. 1 (Março 1976).
GILSON, Ronald e KRAAKMAN, Reinier, The Mechanisms of Market Efficiency, in Virginia Law Review, 70, (1984).
_______________ The Mechanisms of Market Efficiency Twenty Years Later: The Hindsight Bias (há algumas publicações deste artigo, todas com bom texto).
HAENSEL, Taimi, A Figura dos Gatekeepers, São Paulo, Almedina, 2015.
LOUSS, Louis – “Securities Regulation” – Little Brown – Boston 1961.
MOTTA, Rita de Cássia Teixeira – “O Conceito de Valor Mobiliário no Direito Brasileiro”, Dissertação de Mestrado apresentada na Faculdade de Direito da USP, São Paulo, 2002.
MOTTA, Fernando de Andrade, O Dever de Divulgar Fato Relevante na Companhia Aberta, São Paulo, Almedina, 2015.
PITTA, André Gruspun, O Regime de Informação das Companhias Abertas, São Paulo, Quartier Latin, 2013.
ROE, Mark J., Strong Managers, Weak Owners: the political roots of American corporate finance, Princeton, Princeton University Press, 1996.
SZTAJN, Rachel, Regulação e o Mercado de Capitais, in RDM 135
VERGUEIRO, Carlos Eduardo, As Bolsas de Valores como um Fenômeno Comercial, in Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo 98 (2003).
THALER, Richard H., Misbehaving: The Making of Behavioral Economics, Nova Iorque, W. W. Norton & Company – Edição do Kindle, s/d. – Faculdade de Direito da U.S.P., São Paulo, 2014. Harvard University Press, 2015.
LEÃES, Luiz Gastão Paes de Barros, Mercado de Capitais & “Insider Trading”, São Paulo, Revista dos Tribunais, 1978, pp. 13-194.
VERÇOSA, Haroldo Malheiros Duclerc – Curso de Direito Comercial, 5 volumes, Ed. RT, São Paulo.
VERGUEIRO, Carlos Eduardo, O Poder da Informação e o Dano Informacional nas Companhias Abertas, Tese (Doutorado) – Faculdade de Direito da U.S.P., São Paulo, 2014.