Pesquisa em Direito (DES 5894)

Ativação:08/05/2019

Expiração:08/05/2024

Proporcionar ao estudante de pós-graduação – mestrado e doutorado – a possibilidade de debater questões centrais de metodologia do trabalho de pesquisa em direito. O curso pretende criar uma arena de debates sobre a metodologia do trabalho de pesquisa em nível de pós-graduação. Para que os debates não se limitem apenas a questões teóricas, pretende-se utilizar as experiências dos próprios estudantes como estudos de caso, ou seja, os estudantes debaterão conceitos-chave da pesquisa em direito a partir de seus próprios projetos de pesquisa. Assim, ao contrário dos cursos tradicionais, centrados em conteúdos específicos, este curso sobre pesquisa em direito volta-se para a construção de habilidades de pesquisa tendo como ponto de partida o conjunto de questões reais que se apresentam aos alunos em seus planos de investigação.

Trata-se de curso dinâmico, centrado em debates sobre projetos de pesquisa dos próprios alunos de pós-graduação. Diante disso, não há um conteúdo programático fixo.

Também variável, dependendo dos problemas concretos a serem tratados em cada oferecimento da disciplina.

Direito Econômico, Financeiro e Tributário