Ciclo de debates na FDUSP reflete sobre os caminhos da Pesquisa

Ciclo de debates na FDUSP reflete sobre os caminhos da Pesquisa

17/09/2021

Para estimular e promover Pesquisa na Faculdade de Direito da USP, de forma institucionalizada, a Comissão de Pesquisa da Faculdade de Direito da USP promove ciclo de debates nos dias 27 a 30 de setembro, das 18h00 às 19h30. O objetivo é Discutir novas pautas de pesquisa, a partir dos problemas brasileiros contemporâneos. Entre os exemplos estão incorporar as pautas trazidas pela realidade dos cotistas.

“A Pesquisa faz uma enorme diferença na formação e na vida profissional de quem desenvolve a capacidade de fazer perguntas e formular hipóteses que direcionem uma dada investigação ”, ressalta a professora Nina Ranieri, presidente da Comissão de Pesquisa da FDUSP. A docente, coordenadora da Cátedra Unesco de Direito à Educação da SanFran, destaca a percepção de que há muito se pesquisa na FD, mas isoladamente e de forma não institucional. Essa parece ser uma constante na área das ciências sociais aplicadas.

Portanto, o ciclo de quatro dias pretende incentivar e despertar nos alunos o interesse pela pesquisa científica. O ciclo de debates também apontará formas e métodos da pesquisa na área do Direito. A pesquisa em Direito consegue, dentre tantas iniciativas, ajudar o Judiciário a desenvolver Jurisprudência e doutrina.

Para citar como exemplo, recentemente, o Grupo Direito e Pobreza (GDP), da Faculdade de Direito da USP, desenvolveu estudo sobre a inconstitucionalidade do parágrafo único do artigo 40 da Lei de Propriedade Industrial (LPI), que deu base em julgamento no Supremo Tribunal Federal, em julgamento acerca da quebra de patentes de medicamentos. Na ocasião, a Corte analisou a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.529.

Nessa linha, quem assistir às aulas terá a oportunidade de ampliar o caminho para o desenvolvimento de uma boa pesquisa. Ou seja, conhecer alguns dos caminhos para a construção dos temas. A transmissão será pelo canal do YouTube da FDUSP (www.eb4.co/usp).

Terá na mesa virtual de discussões do primeiro dia, os professores Nina Ranieri, Sylvio Canuto, Pró-Reitor de Pesquisa da USP; Ronaldo Porto Macedo (DFD); Celso Campilongo (DFD e vice-diretor), Ana Elisa Bechara (vice-presidente da CPG).

No dia 28, em “Modalidades de pesquisa em direito: dogmática, empírica, história oral”, estarão Ana Maria Nusdeo (vice-presidente da CPq); José Reinaldo de Lima Lopes (DFD), Alberto Amaral Jr. (DIN), Susana H. Costa (DPC) e Eduardo Tomasevicius (DCV).

No dia 29/09, será a vez de “Metodologia da pesquisa em direito”, com Mariângela Magalhães Gomes (DPM), Rafael Mafei (DFD), José Marcelo Proença (DCO) e o convidado José Garcez Ghirardi (FGV-SP).

Já para o dia 30/09, o tema em questão é “Boas práticas e integridade acadêmica”. Estarão reunidos, a acadêmica Michelle Baruhm, representante discente na CPq; o professor José Eduardo Faria (DFD), a pós-graduanda Lea Vidigal, representante discente na CPq; e a professora Ana Lúcia Pastore, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

Compartilhe: