Alunos Regulares

O Processo Seletivo é a forma de ingresso como Aluno Regular nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto) oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Direito.

Processo Seletivo 2021-2022

 

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (PPGD-FDUSP) realiza anualmente o processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. As vagas são ofertadas de acordo com as Linhas de Pesquisa oficiais do PPGD-FDUSP e com os professores orientadores a elas vinculados, em cada Área de Concentração.

O Processo Seletivo para Alunos Regulares é aplicado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) e o ingresso dos alunos no curso ocorre no ano subsequente ao da sua realização.

O Processo Seletivo consiste em três (3) etapas: 1) comprovação/prova da(as) proficiência(as) em idioma(as) estrangeiro(os); 2) prova de conhecimentos jurídicos; 3) a seleção com os orientadores.

Para participar do Processo Seletivo, os interessados devem acompanhar a publicação do edital nesta página, bem como atentar às normas nele dispostas.

Modalidades de Curso:

Mestrado

O mestrado acadêmico tem como requisitos básicos para ingresso o título de bacharel e a proficiência em um (1) idioma estrangeiro. Para a conclusão do curso é necessário a obtenção de, no mínimo, quarenta (40) créditos cursados em disciplinas, aprovação no Exame de Qualificação e a defesa e aprovação de uma Dissertação perante uma comissão julgadora composta segundo as normas do Regimento de Pós-Graduação da USP.

Doutorado

O doutorado tem como requisitos básicos para ingresso o título de mestre, e a proficiência em dois (2) idiomas estrangeiros. Para a conclusão do curso é necessário a obtenção de, no mínimo, quarenta (40) créditos cursados em disciplinas, aprovação no Exame de Qualificação e a defesa e aprovação de uma Tese perante uma comissão julgadora composta segundo as normas do Regimento de Pós-Graduação da USP.

Doutorado Direto

O doutorado direto tem como requisitos básicos para ingresso o título de bacharel e a proficiência em dois (2) idiomas estrangeiros. Para a conclusão do curso é necessário a obtenção de, no mínimo, oitenta (80) créditos cursados em disciplinas, aprovação no Exame de Qualificação e a defesa e aprovação de uma Tese perante uma comissão julgadora composta segundo as normas do Regimento de Pós-Graduação da USP.