Criada em 1825, como primeira Biblioteca Pública Oficial da Província de São Paulo, foi incorporada à Academia de Direito de São Paulo quando da sua criação em 1827. Desde então a Biblioteca vem mantendo sua vocação de biblioteca pública, pois atende a todos, independente de seu vínculo com a universidade, que podem utilizá-la para consulta, pesquisa ou como local de estudo.
A Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 500 mil itens, que figura entre os cinco maiores da USP. Sua coleção de obras raras e especiais é a maior da universidade, com aproximadamente 6.500 itens, que abrangem do século 16 ao século18 e muitas obras do século 19.
O Serviço de Biblioteca e Documentação – SBD tem como finalidade o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Direito da USP, desenvolvendo um trabalho de atendimento aos usuários, alunos, professores, funcionários e à comunidade em geral. O SBD apresenta-se com as seguintes subdivisões: Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Serviço de Automação, Aquisição e Periódicos (SAAP), Serviço de Indexação, Produção Docente e Publicações (SIPP) e Serviço de Processos Técnicos (SPT).
Os dois principais bancos de dados utilizados na FDUSP são o Dedalus (livros, teses, coleções de periódicos e produção do corpo docente) e o IusData (artigos de periódicos de doutrina, nacionais e estrangeiros), que constituem as fontes básicas de pesquisa para a área jurídica e permitem ao pesquisador a realização de pesquisa bibliográfica “in loco” ou remotamente.
Além do vasto e diversificado acervo impresso disponível para pesquisa, há também o acervo de periódicos e livros eletrônicos voltados para área jurídica, disponíveis nas bases de dados HeinOnline e Legal Scholarship Network (LSN) e ainda bases multidisciplinares como a Muse e a JStor, onde são possíveis localizar textos jurídicos. Dispõe ainda do Portal de Busca Integrada, que possibilita o acesso a documentos eletrônicos disponíveis em diversas bases de dados de acesso aberto, tais como o Diretório de Repositórios de Acesso Aberto, SciELO, entre outras.
Os usuários também têm acesso a bases de dados e recursos eletrônicos de outras áreas do conhecimento assinadas pelo SIBi/USP. E também a outras bases que estão disponíveis no Portal Periódicos Capes, bem como na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) mantida pelo Ibict. Há também o portal BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, no qual são disponibilizados trabalhos de mestrado e doutorado, de forma parcial ou integral, conforme previsto pela Resolução CoPGr 7569, de 3 de outubro de 2018, que regulamenta a manutenção de dissertações e teses, prevista no § 3o do artigo 83 do Regimento de Pós-Graduação (Resolução no 7493, de 27 de março de 2018).
Além de possibilitar amplo acesso à informação aos seus usuários, a Biblioteca mantém um programa de capacitação informacional por meio do qual oferece cursos e treinamentos sobre metodologias de pesquisa nas diversas bases de dados e orientações bibliográficas para aqueles que vão fazer pesquisas e apresentar trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação.
Para atender a todas essas demandas, em especial o atendimento do corpo discente e docente da Faculdade de Direito e demais usuários, a Biblioteca conta com 34 computadores com acesso à internet, entre outros equipamentos. Desse total, 10 computadores estão instalados nas diversas salas da Biblioteca para pesquisa.
A equipe técnica da Biblioteca conta atualmente com 26 funcionários, que atuam nos períodos diurno e noturno, em atividades de catalogação do acervo e atendimento aos usuários nos diversos espaços.
A Biblioteca possui atualmente 7 espaços diferentes de atendimento ao usuário, que estão distribuídos entre o Prédio Histórico e o Anexo IV, na rua Senador Feijó. Seu horário de atendimento totaliza 70h semanais.
Proposta pelo diretor da Faculdade de Direito, prof. Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto, está prevista uma verba para construção de um novo prédio para reunir e abrigar em condições adequadas parte do acervo histórico da Biblioteca.
Com o acervo reunido em um ambiente adequado e moderno espera-se estimular ainda mais a frequência dos estudantes e a pesquisa acadêmica, além de otimizar os recursos humanos e materiais e com isso aumentar a satisfação de nossos usuários.