Teoria Geral dos Contratos: uma Perspectiva Luso-Brasileira (DCV5945)

Ativação:21/12/2016

Expiração:21/12/2021

Estudar e discutir a teoria geral dos contratos à luz da comparação do direito brasileiro com o português, oferecendo aos alunos uma visão luso-brasileira de temas clássicos e também de novas tendências da teoria geral dos contratos nesses dois países.

O Direito dos Contratos é matéria de suma importância para o Direito Civil, mas também para todo o funcionamento da sociedade e da economia. Decorre disso a importância de um estudo aprofundado da matéria, que permite propor novas regras dos temas mais controversos, à luz das doutrina e jurisprudência portuguesas e brasileiras. Nesse sentido, um estudo sob a perspectiva luso-brasileira de temas como o contrato de adesão, o contrato preliminar, a cessão de posição contratual, do dever de mitigar o próprio dano e a resolução dos contratos somente tem a acrescentar na formação do estudante, a fim de proporcionar a ele uma visão mais abrangente e aprofundada da matéria.

Aguiar Jr, Ruy Rosado de, Comentários ao Novo Código Civil, Rio de Janeiro, Forense, 2003.
Azevedo Júnior, José Osório de, Compromisso de compra e venda, São Paulo, Saraiva, 1979
Bittar, Carlos Alberto, Modalidades de contratos de adesão e seu regime jurídico, In Boletim do Serviço de Biblioteca e Documentação, v.4 , n.4 , p.1-21, out./dez. 1989, São Paulo, 1989, p. 1-21.
Bittar, Carlos Alberto, Modalidades de contrato de adesão e clausulas definidas como abusivas., São Paulo, Saraiva, 1991.
________., Os contratos de adesão e o controle de cláusulas abusivas, São Paulo, Saraiva, 1991.
Cabral, Antonio da Silva, Cessão de contratos, São Paulo, Saraiva, 1987.
Carvalho, Beatriz Veiga, O dever de mitigar danos na responsabilidade contratual : a perspectiva do direito brasileiro, Dissertação de Mestrado, São Paulo, 2014.
Cesar, Dimas de Oliveira, Estudo sobre a cessão do contrato, Tese de Livre-Docência, São Paulo, 1955.
Cordeiro, António Menezes, Tratado de Direito Civil, 3ª ed, atualizada, Coimbra, Almedina, 2013
Coviello, Leonardo, Dei contratti preliminari, Milão, Società Editrice Libraria, 1896.
Daud, Fuad José, Transmissão de contrato: um estudo da cessão contratual, São Paulo, Referência, 2006.
Ferraz Júnior, Tércio Sampaio, Porto: arrendamento; cessão e prorrogação do contrato (parecer), São Paulo, 1999.
Flumignan, Silvano José Gomes, O dever de mitigar o prejuízo como aplicação da fair compensation no direito brasileiro, Tese de Doutorado, São Paulo, 2016.
Frontini, Paulo Salvador, Contrato de adesão, In Revista do Advogado, Sao Paulo, n.33, p.83-7, dez. 1990, São Paulo, 1990, p. 83-87.
Gomes, Orlando, Contrato de adesão: condições gerais dos contratos, São Paulo, Revista dos Tribunais, 1972.
Grün, Mary, A eficácia dos documentos pré-contratuais, Dissertação de Mestrado, São Paulo, 2006.
Leitão, Luís Manuel Teles de Menezes, Direito das Obrigações, 13ª ed, Coimbra, Almedina, 2016.
Lobo, Paulo Luiz Neto, Condições gerais dos contratos e clausulas abusivas, Tese de Doutorado, São Paulo, 1990.
Martins-Costa, Judith, Comentários ao Novo Código Civil, Rio de Janeiro, Forense, 2003.
Melo, Diogo L. Machado de, Cláusulas contratuais gerais: contratos de adesão, cláusulas abusivas e o Código Civil de 2002, São Paulo, Dissertação de Mestrado, Saraiva, 2008.
Miranda, Custódio da Piedade Ubaldino, Contrato de adesão, São Paulo, Atlas, 2002.
Mota Pinto, Carlos Alberto da, Cessão de contrato: contendo parte tratando a matéria conforme o direito brasileiro, São Paulo, Saraiva, 1985.
________., Cessão da posição contratual, Tese de Doutorado, Coimbra, 1970.
Nascimento, Sérgio Santos do, Cessão da posição contratual, Dissertação de Mestrado, São Paulo, 2015.
Pontes de Miranda, Francisco Cavalcanti, Tratado de Direito Privado, T. 26, Rio de Janeiro, Borsoi, 1954-1970.
Russo Júnior, Rômolo, Responsabilidade pré-contratual, Salvador, Juspodivm, 2006.
Teixeira, Tarcisio, Compromisso e promessa de compra e venda : distinções e novas aplicações dos contratos preliminares, São Paulo, Saraiva, 2015.
Teles, Inocencio Galvao, Cessão do contrato, Lisboa, Tip. da Empresa Nacional de Publicações, 1950.
Tomasetti Junior, Alcides, Execução do contrato preliminar, Tese de Doutorado, São Paulo, 1982.
Varela, João de Matos Antunes, Das obrigações em geral, 10ª ed, revisada e atualizada, Coimbra, Almedina, 2013.
Zanellato, Marco Antonio, Condições gerais dos contratos, cláusulas abusivas e a proteção do consumidor, Tese de Doutorado, São Paulo, 2006.
Zanetti, Cristiano de Sousa, Direito contratual contemporâneo: a liberdade contratual e sua fragmentação, Tese de Doutorado, São Paulo, Método, 2008.
________., Responsabilidade pela ruptura das negociações no direito civil brasileiro, São Paulo, 2003.
________., Contratos civis por adesão no direito latino-americano, In Grupo para la armonización del derecho privado latino americano. Obligaciones: contratos, responsabilidad, Bogotá, Universidad Externado de Colombia, 2011, p. 479-526.