Estratégias construídas por mulheres negras no Brasil e no Canadá: educando para o enfrentamento da discriminação por gênero e raça

Data de Início: 01/01/2017

Natureza do Projeto: Pesquisa

Situação do Projeto: Em andamento

O projeto é uma parceria de pesquisa entre a Universidade de São Paulo – Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversitas, Intolerâncias e Conflitos, Brasil e a University of Toronto – Centre for Integrative Studies Anti-Racism, CIARS-OISE/UT, Canadá. O objetivo deste projeto conjunto é documentar o impacto do racismo nas mulheres negras. A pesquisa joint-venture USP-UT será realizada pelos estudantes selecionados para o edital Abdias do Nascimento, supervisionados pelos coordenadores do projeto. Queremos saber como e se essas mulheres negras construíram ou desejariam construir estratégias de enfrentamento de experiências de discriminação racial. Nossa questão principal é: quais seriam essas estratégias? A pesquisa vai empregar estratégias antirracistas e teorias desenvolvidas pelo CIARS -OISE/UT que investiga se existem situações semelhantes vividas por mulheres no Canadá. Os objetivos principais desta pesquisa são: saber se as mulheres negras possuem estratégias de enfrentamento de experiências que as capacitem para lidar com a discriminação racial; documentar e descrever quais estratégias indicam para esse propósito; verificar se há coincidência entre as estratégias mencionadas no Brasil e as desenvolvidas no Canadá; promover o estudo e a divulgação das teorias pós-coloniais, do feminismo negro e dos estudos de gênero e da educação antirracismo. Para discutir as questões norteadoras da pesquisa e atingir a esses objetivos propomos a seguinte metodologia: (i) revisão da literatura relevante sobre nosso tema e disponibilizar as análises existentes, (ii) realizar pesquisa empírica qualitativa por meio de entrevistas abertas, em profundidade, com mulheres discriminadas identificadas em nosso banco de dados, (iii) realizar pesquisa exploratória no CIARS para o conhecimento das estratégias desenvolvidas. O método de análise de conteúdo desenvolvido por Bardin será usado para a análise dos dados.

Disciplinas Credenciadas

Docente Colaborador