PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

O PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino é regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, e destina-se a alunos matriculados nos cursos de mestrado e doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas:

  1. Preparação Pedagógica;
  2. Estágio Supervisionado em Docência.

Etapa de Preparação Pedagógica

A Etapa de Preparação Pedagógica pode assumir diferentes características, conforme três modalidades:

  1. Uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior;
  2. Conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;
  3. Núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.

Etapa de Estágio Supervisionado

A Etapa de Estágio Supervisionado em Docência é realizada especificamente em disciplinas de graduação. Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e a receber créditos pela atividade.

O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio.

Diretrizes

As diretrizes do Programa PAE válidas estão disponíveis para download  no formato (.pdf): Diretrizes_PAE_29_05_2019.pdf

  1. Relatório do Supervisor: Relatório do Supervisor
  2. Relatório do Estagiário: Relatório do Estagiário